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Montesquieu

A Nas mulheres jovens, a beleza supre o espírito. Nas velhas, o espírito supre a beleza.

Todos os maridos são feios.

As leis, no sentido mais amplo, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas.

Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte.

As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros.

Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer.

Quando se corre atrás do espírito, apanha-se a tolice.

Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.

Correndo em busca do prazer, tropeça-se com a dor.

Toda a grandeza, toda a força, todo o poder é relativo. É necessário ter bem presente que, ao procurar aumentar a grandeza real, se não diminua o verdadeiro poder.

Os leões têm uma grande força, mas esta ser-lhes-ia inútil se a natureza lhes não tivesse dado olhos.

A sisudez é a armadura dos parvos.

Parece, Meu Caro, que as cabeças dos homens mais notáveis minguam quando se reúnem, e que onde há mais sábios, há também menos sabedoria. Os grandes grupos, prendem-se tanto aos momentos e aos vãos costumes, que o essencial não vem senão depois.

As leis inúteis debilitam as necessárias.

Só se conhece o que se pratica.

A adversidade é nossa mãe; a prosperidade é apenas uma madrasta.

Alguém a quem prestamos pequenos favores, esperando receber em troca favores maiores.

Qualquer povo defende sempre mais os costumes do que as leis.

Se a mulher nos ama, até as nossas insuficiências nos desculpa, mas se não nos ama, não desculpa nem as nossas prioridades.

É preciso saber o valor do dinheiro: os pródigos não o sabem e os avaros ainda menos.

Não deve fazer-se pela via da lei o que pode fazer-se pelos costumes.

Uma máxima admirável: nunca mais falar das coisas depois de elas já estarem feitas.

Se quiséssemos ser apenas felizes, isso não seria difícil. Mas como queremos ficar mais felizes do que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são.

Não gosto de Deus, porque não o conheço, nem do próximo, porque o conheço.

A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.

O amor da democracia é o da igualdade.

Sempre vimos boas leis, que fizeram com que uma pequena república crescesse, transformarem-se depois num peso para ela, depois de grande.

Em geral, a lei é a razão humana, na medida em que governa todos os povos da terra.

A ignorância é a mãe das tradições.

Se eu conhecesse alguma coisa que fosse útil à minha pátria, mas prejudicial à Europa, ou que fosse útil à Europa, mas prejudicial ao gênero humano, consideraria um crime.

Não ser amada é uma desventura; mas deixar de sê-lo é uma afronta.

Verdade num tempo, erro num outro.

Um império fundado pelas armas tem de se manter pelas armas.

Normalmente, são tão poucas as diferenças de homem para homem que não há motivo nenhum para sermos vaidosos.

O que não for bom para a colmeia também não é bom para a abelha.

Qualquer homem é capaz de fazer bem a outro homem; mas contribuirmos para a felicidade de uma sociedade inteira é parecermo-nos com os deuses.

Os homens sentem uma grande atração pela esperança e pelo receio, e uma religião sem inferno nem paraíso não poderia agradar-lhes de modo algum.

Nada devemos fazer que não seja razoável; mas nada também de fazermos todas as coisas que o são.

Os privilégios devem ser para o Senado, competindo aos senadores o simples respeito.

Em qualquer magistratura, é indispensável compensar a grandeza do poder pela brevidade da duração.

É uma experiência eterna de que todos os homens com poder são tentados a abusar.

As conquistas são fáceis de alcançar, pois fazemo-las com todas as nossas forças; mas são difíceis de conservar, uma vez que apenas as mantemos com uma parte das nossas forças.

O que vulgarmente faz que um pensamento seja grande é dizer-se uma coisa que nos conduz a muitas outras.

As nações livres são altivas, as outras podem mais facilmente ser inúteis.

Devemos chorar as pessoas à nascença, e não aquando da sua morte.

O receio aumenta-nos os desgostos, tal como os desejos os prazeres.

Até a virtude precisa de limites.

A liberdade, esse bem que nos permite desfrutar dos outros bens.

A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis consentem.

As leis conservam o crédito não porque sejam justas, mas porque são leis.

Uma coisa não é justa porque é lei, mas deve ser lei porque é justa.

O desejo de igualdade levado ao extremo acaba no despotismo de uma única pessoa.

A honra tem assim, as suas regras supremas, e a educação é obrigada a respeitá-las. Os princípios são que nos é sem dúvida permitido preocuparmo-nos com a fortuna, mas que nos é absolutamente proibido fazer o mesmo com a nossa vida.

A honra quer dizer o preconceito de cada pessoa e de cada condição.

A devoção encontra, para praticar uma má ação, razões que um simples homem jamais encontraria.

A maior parte dos homens são mais capazes de grandes ações que de boas.

O governo é como toda as coisas deste mundo: para o conservarmos temos de o amar.

O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.

Os oradores dão-nos em comprimento aquilo que lhes falta em profundidade.

Um homem que ensina torna-se facilmente teimoso, pois exerce a profissão de um homem que nunca erra.

As repúblicas acabam pelo luxo; as monarquias, pela pobreza.

Há tantos vícios com origem naquilo que não estimamos o suficiente em nós, como no que estimamos mais.

Todos os homens são bestas; os príncipes são bestas que não estão atreladas.

Quase todas as monarquias foram instituídas na ignorância das artes e destruídas porque as cultivaram demais.

A luxúria é como a avareza: quantos mais tesouros tem, mais sôfrega se torna.

A vantagem do amor sobre a libertinagem é a multiplicação dos prazeres.

A amizade é um contrato segundo o qual nos comprometemos a prestar pequenos favores para que no-los retribuam com grandes.

Um homem não é infeliz porque tem ambições, mas porque elas o devoram.

É uma infelicidade que existam tão poucos intervalos entre o tempo em que somos demasiado novos e o tempo em que somos demasiado velhos.

Para obter êxito no mundo temos de parecer loucos mas sermos espertos.

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