Lista

Charles Darwin

Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece, que o homem com todas as suas nobres qualidades… ainda sofre em sua prisão corpórea a indelével marca de sua humilde origem.

Tem sido uma amarga penitência para mim digerir a conclusão de que ‘essa corrida é para os fortes’ e que eu provavelmente farei pouco mais do que me contentar em admirar os avanços que outros obtiveram na ciência.

Na sobrevivência dos indivíduos e raças favorecidas, durante a luta constante e recorrente pela existência, vemos uma forma poderosa e incessante de seleção.

A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência.

Se o mistério da pobreza não for causado pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é o nosso delito.

Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas.

Me transformei num tipo de máquina de observar fatos e formular conclusões.

Fatos falsos são altamente prejudiciais ao progresso da ciência, por sua natureza prolongada; mas falsas opiniões, se suportadas por alguma evidência, causam pequenos danos, pois todos sentem um prazer salutar em provar sua falsidade.

Não gostamos que os animais, a quem tornamos nossos escravos, sejam considerados nossos iguais.

Um homem da ciência não deve ter desejos, nem afeições, somente um mero coração de pedra.

A história se repete. Esse é um dos horrores da História.

Um homem que ousa desperdiçar uma hora ainda não descobriu o valor da vida.

Não consigo acreditar que alguém deseje que o cristianismo seja verdadeiro: porque se for o texto da bíblia deixa claro que os que não acreditam nela, e isso incluiria meu pai, meu irmão, e quase todos os meus melhores amigos, serão eternamente punidos. E essa é uma doutrina abominável.

O rubor é a mais peculiar e humana de todas as expressões.

Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo